Saúde e Bem Estar

Como evitar a “maskne”

A acne e as máscaras

Usar máscara nunca foi um hábito nosso, da cultura brasileira, no entanto, o coronavírus trouxe essa necessidade e que talvez possa durar ainda por bastante tempo. Essa medida de proteção agora é necessária, obrigatória e essencial para conter a contaminação.

Mas uma das grandes reclamações com relação ao uso é por causar acne, cravo e dermatite na região.

Ultimamente, esse “problema” tem sido tão recorrente que ganhou até um novo termo: maskne. Esse problema acontece basicamente por três fatores: atrito com o tecido, abafamento (que aumenta a oleosidade) e acúmulo de toxinas. São causas que podem ser amenizadas com práticas bastante simples e, claro, combinadas a uma boa alimentação, cuidado com a saúde mental e redução de estresse.

Muito importante: esse post é um compilado de dicas, mas se as acnes foram muito graves, procure um dermatologista.

FAÇA LIMPEZA

É muito importante manter o hábito de limpar a pele para evitar acne. Seja durante sua rotina de skincare ou durante o dia. Isso irá remover as toxinas e excesso de oleosidade da pele. Ainda, usar um produto que seja suave e sem muita fragrância é mais garantido.

HIDRATE DEPOIS

Escolha um produto de acordo com seu tipo de pele. Alguns hidratantes deixam a pele muito oleosa.

LAVE CORRETAMENTE (SE FOR DE PANO)

Impurezas, oleosidade e outras coisas se acumulam no tecido e causam a “maskne”. Portanto, as dicas para a lavagem são: utilize um sabão hipoalergênico neutro e sem fragrância, lave em água quente e verifique se ela continua no mesmo formato e se está machucando agora.

EVITE MAQUIAGEM

A não ser que seja muito necessário, não use maquiagens sob a máscara para evitar a acne. O que acontece é que será mais uma camada de impedimento para a pele respirar e isso irá obstruir os poros.

Se for usar, prefira coberturas mais leves, livres de óleo e não comedogênicas.

ESCOLHA A MÁSCARA CERTA

A primeira dica sobre qual máscara escolher é que ela precisa ser confortável para você. Atritos por estar apertada ou por um tecido que machuque pode causar feridas e acnes. Também, dê sempre preferência por tecidos naturais e macios, assim como o algodão ou tecidos cirúrgicos. Evite náilon, poliéster e rayon.

NÃO EXPERIMENTE PRODUTOS

Use produtos na pele e boca que você já conhece e sabe que não irá irritar. Isso se deve a dois motivos: o abafamento pode aumentar o problema e sua pele está mais sensível que antes, o que pode agravar. O mesmo vale para produtos muito fortes, agora podem ter ação ainda maior e machucar.

Use produtos na pele e boca que você já conhece e sabe que não irá irritar. Isso se deve a dois motivos: o abafamento pode aumentar o problema e sua pele está mais sensível que antes, o que pode agravar. O mesmo vale para produtos muito fortes, agora podem ter ação ainda maior e machucar.

FAÇA UMA PAUSA

Usar a máscara o tempo inteiro é essencial, mas, se possível, de pelo menos 4 em 4 horas tire um pouco, por 15 minutos, para dar um alívio para a pele. Os locais seguros para fazer isso são ao ar livre com uma distância segura das pessoas, em casa e dentro do seu carro.

CONTINUE OS TRATAMENTOS

E por fim, prossiga com os tratamentos de pele, rotinas de skincare, limpezas diárias e tudo que você já fazia antes de usar máscara. Agora, redobre cuidados e trate o que mais for necessário. 

***

Esse post foi útil para você? Deixe nos comentários se você está passando por isso também.

Autora

admin@josiemantilla.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência: Twin - Set

abril 24, 2021

Tendência

março 24, 2022